Serviço Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS): reflexões sobre o trabalho profissional
Faculdade de Serviço Social – FASSO
Departamento de Serviço Social - DESSO
Discentes: Bárbara dos Santos; Camila Karla; Jaianne Késsia; Karla Cristina; Lucrécia Camila; Melyssa Pereira; Michelly Dayne; Michelly Roberto, Raissa Kelly e Sabrina Silvério.
Docente: Luíz Júnio de Oliveira Almeida.
Serviço Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS): reflexões sobre o trabalho profissional (Jeaxe Andreia Ferraz Silva).
Mossoró – RN
2014
Introdução
O presente estudo tem por objetivo identificar as particularidades do Serviço Social inserido na sociedade capitalista, para tanto, busca-se estabelecer a ligação da Política de Assistência Social e suas intervenções na pobreza absoluta e no controle da classe trabalhadora, tendo como referência a teoria crítica marxista.
Veremos a nova realidade que se espera da categoria, buscando formas de ação para a atividade profissional no contexto da Política de Assistência Social. Pensar competências e atribuições do assistente Social requer pensar sujeitos profissionais que tem competência para gerir, propor e negociar com as instituições os seus projetos, com a intenção de defender e melhorar o seu campo de atuação, trabalhando no aperfeiçoamento de suas funções quando se trata de lidar com as mais variadas faces da questão social e sua relação entre Estado e sociedade.
Abordará na concepção de Iamamoto como o assistente social supera as visões fatalista e messiânica e entende a profissão como um tipo de trabalho socialmente necessário, pois está inserido na produção e reprodução da vida social participando enquanto trabalhadores assalariados na redistribuição da riqueza social.
Faz-se uma análise geral das particularidades históricas da questão social, considerando-a como matéria- prima do assistente social e sua maneira de enfrentamento no âmbito da seguridade social que insere a área da saúde, assistência social e previdência. Dará