PLANEJAMENTO Um dos pré-requisitos para o exercício profissional do assistente social
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL
MÉRCIA oliveira BOTELHO
Planejamento
Um dos pré-requisitos para o exercício profissional do assistente social
Vitória da Conquista
2013
MÉRCIA OLIVEIRA BOTELHO
Planejamento
Um dos pré-requisitos para o exercício profissional do assistente social
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Trabalho Profissional Ii, Gestão Social, Serviço Social e Terceiro Setor, Comunicação na prática do assistente social.
Orientadores: Profª Maria Angela Santini, Prof. Paulo Sérgio Aragão, Prof. Rodrigo Eduardo Zambon e Profª Rosane Ap. Malvezzi Belieiro .
Vitória da Conquista
2013
INTRODUÇÃO
Compreende-se que a gestão social é viabilizada na totalidade do movimento contraditório dos projetos societários, se constrói fundada nas suas perspectivas, podendo ser facilmente identificada como “gestão contra o social”, denominação essa, inspirada por Ribeiro (2000), em vista da caracterização do projeto societário do capital.
Com o objetivo de articular a gestão, avaliação e monitoramento das ações, aborda-se um dos pré-requisitos para o exercício profissional do assistente social que é o planejamento, considerado como um instrumento fundamental no cotidiano destes profissionais. Planejar significa antes de tudo, um exercício mental crítico-reflexivo que envolve a pessoa em sua totalidade. O planejamento passou então a fazer parte da vida do homem moderno em todas as esferas da sua vida, podendo ser considerado um processo racional que precisa de uma sequência antecipada de tempo, não se manifestando em um dado momento, mas sim realizando-se de foram contínua ao longo da história passando por vários estágios.
O planejamento social é um instrumento de fundamental importância