estudante
SERVIÇO SOCIAL
POLÍTICA E PLANEJAMENTO SOCIAL: DECIFRANDO A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA NA PRÁTICA PROFISSIONAL
RESUMO
INTRODUÇÃO:
Neste estudo abordaremos em primeiro momento o planejamento, trazendo uma reflexão sobre a sua importância das politicas e o planejamento da prática profissional do Assistente Social. Utilizaremos o planejamento como um dos pré-requisitos para o exercício profissional, tem o objetivo de articular gestão, avaliação e monitoramento das ações, traremos alguns conceitos justificando-os como elementos constituintes da prática profissional. O planejamento é ao mesmo tempo um processo natural e um processo racional, é notório na história o homem planejando para sobreviver, à medida que deparava com desafios. O profissional de Serviço Social trabalha na e sobre a realidade, precisa investigá-la e compreendê-la para intervir com qualidade. Uma das atribuições do Assistente Social é ser gestor dessas políticas, e ai entra o planejamento.
METODOLOGIA:
O presente trabalho consiste na elaboração de um texto a partir de pesquisa bibliográfica documental e reflexões críticas. Centra-se na política e planejamento social onde esboça a importância do planejamento na vida profissional do Assistente Social.
DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do Serviço Social e das políticas sociais brasileiras mostra o marco das transformações ocorridas no Brasil, nessa época mostra a história de como ocorreu a partir da visão da qual era o Estado que governava o país. Com isso as políticas sociais chegarem ao que são hoje, foram necessárias muitas mudanças e lutas, iniciado do período da ditadura e do domínio neoliberal, o que contribuiu, ainda mais desigualdades sociais nos pais. Com isso o planejamento social buscou novos recursos para harmônica o planejamento estratégico, buscando a participação dos vários níveis profissionais existentes dentro da sociedade. O planejamento social