Automação Elétrica de uma Prensa Mecânica Excêntrica
Atualmente na indústria, um cenário cada vez mais intenso do ponto de vista produtivo é vivenciado, em que a maioria das empresas busca automatizar seus processos com o objetivo de reduzir o tempo de produção, a mão de obra e os retrabalhos. Tendo em vista maior lucratividade, os empresários investem em automações para seus processos, buscando excelência nos resultados finais dos seus produtos para então se diferenciar em relação a seus concorrentes.
Migrando para o ramo metalúrgico, existem diversos sistemas e maquinários em que equipes de engenharia atuam na melhoria e modernização, através da automação elétrica. Acompanham, sempre que possível, as novas soluções e tecnologias propostas por empresas do ramo, em busca de deixar estes sistemas mais rápidos e eficientes, por conta também da expectativa de depender cada vez menos dos recursos braçais de um operador humano.
Por trás de todo este desenvolvimento, que traz benefícios para o empresário, existe a necessidade e a responsabilidade de todos esses processos atenderem a normatização de segurança vigente que envolve a máquina e também o operador. Seguir esta premissa de segurança traz resultados positivos no sentido do bom funcionamento, vida útil e até mesmo desempenho do equipamento, além de garantir a integridade física do operador, que é uma questão de extrema importância dentro do cenário industrial brasileiro.
Nas empresas metalúrgicas, uma máquina que tem origem antiga, porém ainda muito utilizada, são as prensas mecânicas excêntricas. Pelo fato deste sistema ter em sua topologia um método mecanicamente antigo, todavia eficiente, ainda existem em diversas plantas da indústria máquinas antiquadas e precárias principalmente na questão da segurança, que é o principal objeto de estudo deste trabalho.
14
Em parceria com a empresa Metalúrgica MARDEL Ltda. foi desenvolvida esta monografia, que teve como principal objetivo melhorias de segurança de uma prensa mecânica