a postura do professor
1712-1778
Para Rousseau a criança precisava receber um tratamento diferente, específicos. Para ele o verdadeiro objetivo da educação era o de ensinar a criança aprender e a viver em liberdade, a valorização do individuo, mostrando que ela e capaz de agir por si mesma.
1746-1827
Pestalozzi acreditava que a educação poderia aperfeiçoar o individuo a sociedade decidiu ser mestre - escola para colocar em pratica suas ideias. Entendia que o lar era a melhor instituição para educação, e a instituição escolar deveria se aproximar dela para a formação humana, abrangendo a moral, politica e a religião.
1782-1852
Froebel foi destacado como o fundador de jardim de infância, enfatizando o amor à natureza e a criança no processo educacional. O desenvolvimento para froebel ocorre nas fases que são a infância a meninice, puberdade, mocidade e a maturidade, para ele os ritimos e os movimentos eram muito importantes, por isto deu importância ao desenho e a atividade lúdica o brinquedo.
1871-1932
Decroly ressaltou que a criança deve solucionar os problemas e viver e viver os momentos de existência infantil plenamente, para ele os centos de interesse se modificam com a idade isto é, dos três aos seis anos de idade no jardim, através do contato com o meio. Para ele a criança passava por três momentos nos seus centros de interesse o da observação da associação e da expressão.
1870-1952
Montessori fundou a primeira casa da criança em 1907 sendo locais de educação e de vida não somente de instruções virando a educação completa da criança, utilizava um método ativo quanto à criação e a aplicação, tendo como centro de atividades motoras e sensoriais, especialmente na educação pré-escolar embora o tenha entendido também a segunda infância.
1879-1962
Wallon propôs o estudo do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade e da motricidade e da inteligência. Buscou enfatizar na sua