Postura professor antes do seminário
O objetivo de um seminário é o estudo aprofundado de um tema ou de um texto a fim de socializar novos esclarecimentos de possíveis lacunas ou dificuldades teóricas. A orientação de um docente é fundamental par a execução das atividades.
Um seminário jamais terá como principal função o de submeter os alunos na condição de ouvintes passivos e sim que haja uma interação, debates disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, pois, embora o seminário possa incluir um momento de exposição, durante seu desenvolvimento sua característica mais marcante é a oportunidade do estudo de um tema com o envolvimento de todos os indivíduos de uma classe. Tanto o responsável (indivíduo ou grupo) pelo seminário, como os demais participantes devem ter uma função ativa, ainda que diversificada, nas várias etapas que constituem essa técnica.
Papel importante do professor
Antes de passar um seminário o professor deverá separar os assuntos ou temas para que os alunos pesquisem os mesmos, no entanto, tais assuntos devem ANTES ser abordados pelo professor em sala de aula e é papel do professor, acompanhar todo o andamento do projeto (seminário) cumprimento de prazos, etapas bem como a forma que estes deverão ser apresentados e o tempo de apresentação e a condução dos debates que venham a surgir sobre o tema.
Cabe ao professor, deixar bem claro o que estará avaliando no aluno e no grupo, tanto antes (processo de montagem bem como na apresentação em si) se irá avaliar a postura, slides na apresentação, modo conversante, gestos, conteúdo e a participação por meio de perguntas e questionamentos.
É importante observar que a implementação da técnica de seminário exige uma mudança na prática pedagógica também do professor: ele não deve se limitar a distribuir um tema para cada grupo, para expor e criticar o assunto. Em linhas gerais, como afirma Veiga (1991), do professor espera-se o aprofundamento do assunto, o estabelecimento de relações, o