Modelos para seminários
OBJETIVO
Possibilitar a realização de seminários de modo satisfatório, integrador e motivador para docentes e discentes. Segundo Marconi & Lakatos, o seminário:
“desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática dos fatos, mas também o hábito de raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.” (2003, p. 35).
A seguir sugiro algumas diretrizes e critérios para que possamos realizar seminários em qualquer disciplina do Curso de Psicologia. Os temas dos grupos dos seminários serão sorteados em sala de aula, incluindo a data de apresentação. Antes de iniciarem as apresentações os grupos devem distribuir aos colegas da turma um resumo do tema. Pode ser em forma de folder, roteiro ou esquema, devendo conter principalmente as palavras – chave do tema. O folder deve conter definições sucintas. A redação desse resumo pressupõe leitura, compreensão e capacidade de síntese. A finalidade desse material é garantir uma fonte mínima de consulta para a turma como um todo. Deve conter título, nome dos membros do grupo, data, histórico, definições, descrições, conclusão, bibliografia básica e outros tópicos de acordo com as características do tema.
2) PREPARAÇÃO
• Leitura: é fundamental que todos os membros do grupo leiam, preferencialmente em quantidades homogêneas, para evitar que um ou dois fiquem sobrecarregados. Antes da apresentação todos devem ler o material completo para saberem sobre a totalidade do tema produzido, evitando a expressão: “isso eu não sei porque essa não é a minha parte”. • Participação dos membros dentro das reuniões do grupo: o professor tem pouca percepção do que acontece na dinâmica de cada grupo. Desse modo, sugere-se que um ou dois membros assumam a coordenação ou liderança para: combinar horários, propor tarefas, solicitar