Seminário - modelo de debate
Francisco Perez
Sidney Mendes Santos
Situação didática:
Dois professores de Educação Física, com base em seus projetos de pesquisas irão defender a implementação de um Projeto Educacional, no caso Futsal nas Escolas e do outro lado Esporte de Aventuras e Educação Ambiental. A justificativa se apegará as características inter e transdisciplinares dos projetos, ou seja, as suas marcas ou que os idealizadores levam para o projeto, incluindo vivência, experiência e história de vida e também parte interdisciplinar¹ e o que os mesmos autores usam de cultura para contribuir em aula aflorando conhecimentos que o aluno traz consigo e como aproveitá-los no projeto vigente, logo transdisciplinar².
A situação se dará num debate, em que não cabe denegrir o projeto do outro e sim mostrar as facilidades, pontos positivos, inovações e até mesmo desafios da prática do projeto. Não é para ser um contra o outro, mas sempre a favor da educação. As dimensões políticas, a ética, estética e técnica também devem ser utilizadas e explicitadas na defesa do projeto. A classe atuará como uma espécie de junta pedagógica e também pensando como alunos alvo dos projetos, podendo fazer comentários defendendo as teses e falas utilizadas pelos organizadores e logo decidindo qual a concepção a ser aplicada, mediante uma votação, havendo assim a participação de todos sem qualquer restrição.
Futsal - “Importância do Esporte no Processo Educacional”, onde é analisado o desenvolvimento das crianças por meio de atividades orientadas, dando ênfase ao crescimento da ação educativa.
Esporte de Aventuras – Entender o significado da relação corpo e natureza por meio da prática de esportes de aventura, com análises de risco e limitações evidenciados na modalidade, integrando um processo de construção das identidades dos participantes.
1 Interdisciplinaridade - O que há em comum nestas palavras é a disciplinaridade/disciplina, que deve ser entendida como aquelas