Semin
6º SEMESTRE DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
Justificativa
A
sua validade deve-se ao fato de ser uma excelente técnica para estimular a produção do conhecimento.
Temas para seminário
O Que é um seminário?
É uma técnica de ensino socializado, na qual os alunos se reúnem em grupo com o objetivo de estudar, investigar, um ou mais temas, sob orientação de um professor. O seminário é de grande valia quando se pretende apresentar um tema novo ou aprofundar um assunto mais específico. Trata-se de uma técnica mais adequada aos alunos de graduação e pós-graduação.
Características de um seminário
Uma das características essenciais do seminário é a oportunidade que este cria para os alunos se desenvolverem no que diz respeito à investigação, à crítica e à independência intelectual.
Conhecimento gerado
O conhecimento a ser assimilado, reelaborado e até mesmo produzido não é transmitido pelo professor, mas é estudado e investigado pelo próprio aluno, pois este é visto como sujeito de seu processo de aprendizagem. A participação do professor não é predominante. O professor é o que orienta, conduz e dirige o processo de ensino. O professor assume o papel de coordenador do seminário.
Objetivos
O seminário tem por objetivos: Investigar um problema, um ou mais temas sob diferentes perspectivas, tendo em vista alcançar profundidade e compreensão; Analisar criticamente os fenômenos observados, ou as idéias do(s) autor(es) estudado(s);
Propor alternativas pra resolver as questões levantadas;
Trabalhar em sala de aula de forma cooperativa; Instaurar o diálogo crítico sobre um ou mais temas, tentando desvendá-los, ver as razões pelas quais eles são como são, o contexto político e histórico em que se inserem.
Emprego como técnica O de emprego do seminário como técnica de ensino implica em três etapas:
ensino
Preparação: distribuição de temas, organização do calendário