Resenha - gerenciamento de atacado e varejo
Resenha do livro Gerenciamento do atacado e varejo do autor Marcio Roberto Camarotto, apresentado curso de Gestão de Marketing, da Universidade Ibirapuera como pré-requisito de avaliação do 3º. Semestre.
Orientador: Prof. Rodrigo Parras.
São Paulo
Junho/2012
Nos últimos anos, o ambiente empresarial passou por varias transformações, forçando as empresas varejistas e atacadistas a se adaptar ao novo comércio. Dentre essa mudanças estão à intensificação da globalização, aumento da oferta e concorrência mais acirrada.
O varejista nada mais é do que um negociante que vende produtos e serviços de uso pessoal ou familiar aos consumidores (Levy e Weitz) A função do varejista é produzis exatamente o que o consumidor esta precisando ou deseja comprar. Hoje em dia o bom varejista ele se antecipa e procura oferecer produtos e serviços inovadores para a conquista de novos e antigos consumidores.
Os atacadistas na verdade são os que vendem os produtos para os varejistas, eles compram produtos em alta quantidade e fazem a venda, mas essa venda tem sempre um número mínimo estipulado para que o valor cobrado compense. Segundo Parente, o atacado consiste no processo de venda para clientes institucionais que compram produtos e serviços para revendê-los ou como insumo para suas atividades empresariais.
Os formatos atacadistas e varejistas surgem da necessidade dos clientes e não da vontade dos empresários desses setores.
Hoje em dia muitos comerciantes optam por variedades de produtos para poder atender os consumidores. No lugar de ir a diversas lojas o consumidor tem a possibilidade de encontrar tudo que procura em um só lugar.
Antes de criar estratégias, as empresas devem conhecer profundamente o ambiente escolhido, precisam conhecer seus concorrentes, pontos fortes, fracos. Sem contar com aspectos econômicos, tecnológico e políticos.
Quando se resolve atuar em um