teologia
ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE UM BOM SEMINÁRIO
•
O seminário é considerado como um método de estudo e atividade didática específica de cursos universitários. No seminário, o acadêmico se expõe propondo uma reflexão através de um determinado assunto. É o momento da pro-vocação, da produção do conhecimento e da troca de saberes. Sendo assim, segundo (SEVERINO, 2010) o seminário não se reduz a uma aula expositiva proferida por um colega e comentada pelo professor. É um circulo de debates para o qual todos devem estar suficientemente equipados. Por causa disso, exige-se que todos os participantes estudem o texto ou aprofundem o tema com o rigor devido.
•
Como fruto de uma prática acadêmica de alguns anos de sala e observando o desempenho (postura cênica) dos universitários, partilho algumas orientações, a fim de que seja apresentado um bom seminário.
•
Uma vez escolhido o tema, faça o levantamento e a coleta de dados.
Recolha todo material concernente ao assunto proposto. Depois, faça a seleção do conteúdo através de uma triagem, tendo como critério a problematização, isto é, que pergunta de investigação o acadêmico pretende responder.
•
Em caso de trabalhos com outros colegas, é bom saber que trabalho em grupo é diferente de trabalho em equipe. O trabalho em grupo, muitas vezes, é um aglomerado de pessoas, onde um nem imagina o que o outro vai dizer. O trabalho em equipe, por sua vez, exige cumplicidade. Todos devem saber sobre tudo, mas alguns devem saber mais sobre alguns itens.
•
Não memorize, assimile. É enfadonho quando se percebe que aquilo que você fala não se parece com o seu jeito de falar. É claro que alguns conceitos, ideias e expressões não podem ser inventados, até mesmo por fidelidade ao autor e por honestidade acadêmica. Evite, contudo, as coisas “livrescas” e, mesmo que precisem ser ditas, procure explicá-las com suas palavras. Isso demonstra entendimento e tradução do conteúdo numa