Teologia
FACULDADE DE DIREITO
PROVA DE TEOLOGIA
SALVADOR
SETEMBRO DE 2011
Grupo de trabalho
ANA BEATRIZ LADEIA
HELENA DICK DE OLIVEIRA
MARIA JÚLIA ALVES
Prova de Teologia apresentada ao Pe. e Professor Emanoel da Conceição Vergne, da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador
Salvador
Setembro de 2011
Questão 1.
Explique a origem e a evolução histórica da palavra teologia, assim como a relação entre teologia e a revelação , e a teologia e a fé.
Inicialmente , para explicarmos a origem da palavra “teologia”, podemos dizer que o termo desenvolveu-se primeiramente entre os gregos , composta por theos (Deus) acrescido de logos (estudo). Estas duas palavras de raiz gregas que formam o termo teologia tinham um significado divino. Entretanto, não formaram simplesmente um termo , pois possui uma identidade ou mesmo uma intencionalidade de indicar a palavra de Deus. Este significado é importante, pois historicamente seu significado permanece presente e , em qualquer cultura, o sentido da palavra teologia será sempre o discurso de Deus.
Historicamente a palavra teologia parece ter sido utilizada a partir de Platão (428-348 a.C), pois anteriormente não se tem registro de seu uso. Tudo indica que o uso do termo teologia estaria ligado à filosofia da Grécia. Neste sentido, é interessante destacar que o uso feito por Platão teria o objetivo de realizar uma crítica racional ao discurso mitológico sobre os antigos deuses gregos.
Entretanto , não foi Platão que levou à diante esta discussão, foi Aristóteles (384 -322 aC) quem continuou a crítica à linguagem mítica, tornando a palavra teologia em uso propriamente filosófico, pois para ele “ teologia é o âmbito da filosofia que indaga sobre o ser divino”, indicando o caminho da metafísica de Aristóteles.
Porém , o caminho percorrido pela palavra teologia não se encerra com Aristóteles. Após este período a utilização política do termo pelos