Teologia
Conhecimento geral
Sua doutrina
Seguidores
Parecer pessoal
MANAUS
2013
Teologia Liberal
Conhecimento geral e sua doutrina:
Com os avanços científicos, surgiu uma série de correntes de pensamentos que vieram a questionar a existência de Deus e a veracidade das Escrituras. Muitos filósofos dentre eles, Darwin, Marx, Nietzsche, Freud, se opuseram à fé cristã bíblica, pura e simples, a qual passou a ser vista por muitos como coisa do passado, fruto de mentes ignorantes. A partir daí, surgiu o chamado liberalismo teológico -modernismo- que ocorreu no final do século XlX (quando teólogos influentes defendiam uma reforma doutrinária), como uma alternativa para o homem moderno, culto, que teve suas crenças tradicionais abaladas.
Basicamente, o liberalismo teológico propôs uma conciliação entre a fé cristã e o racionalismo humanista como um todo. Nesse esforço conciliatório, a primeira concessão feita pelos teólogos liberais (não a única) foi o abandono da doutrina da inerrância bíblica. Todo o texto das Escrituras passou a ser lido criticamente, e a Bíblia deixou de ser aceita como a Palavra de Deus, tornando-se segundo esses teólogos, um registro humano, repleto de erros, que apenas contém a Palavra de Deus. Naturalmente, havendo contradição entre uma passagem bíblica e alguma teoria científica, os liberais descartavam aquela, em detrimento desta última, e assim o fazem até hoje. Porém, um pouco de fidelidade histórica para reconhecer que a proposta da Teologia Liberal consistia em reinterpretar, à luz de um novo contexto cultural, a tradição cristã e mostrar ao ser humano moderno que a teologia cristã é uma ciência relevante.
Para os liberais, a teologia precisava se modernizar ou deixaria de ser religião popular com atrativos e influências universais. Com a atualização de suas categorias fundamentais, o