Ser Pastor no Brasil - Boanerges Ribeiro
O autor nasceu no Arraial de São Francisco das Chagas do Campo Grande, hoje chamada de Rio Paranaíba em Minas Gerais. Nasceu em berço protestante. Foi batizado pelo Rev. Alberto Zanon. Na infância foi totalmente ensinado por sua mãe a amar a Deus através da oração, de cânticos espirituais, o Credo, e pela Palavra de Deus que até decorava alguns trechos. Já aos sete anos de idade disse que seria pastor. Seu pai se tornaria pastor estudando no seminário de Campinas.
A Família mudou-se para a cidade mineira de Lavras. Ainda criança estudou no Gammon, onde teve muitas lembranças das aulas, professores e por um dia que ficou de castigo por ter se negado a rezar Ave Maria. Traz também muitas lembranças da Igreja Presbiteriana de Lavras, onde frequentava com seus pais. Amava a Escola Dominical e as Escolas Bíblicas de Férias. Lia muito e conheceu todos os livros da biblioteca da Escola Dominical. E lembra-se dos sermões do Rev. Jorge Thompson Goulart, pelos quais dormia.
Estudou no Instituto Gammon aonde chegou até ao Ginásio. Chegou a ser aluno interno por um ano. Observa o autor que era como se vivesse em um país de maioria católica romana, porém governado por protestantes. Havia aulas sobre o Velho e o Novo Testamentos e cultos obrigatórios no Salão Nobre. Relembra seus ilustres professores e alguns alunos brilhantes. Os professores que não eram crentes não eram constrangidos, entretanto, estavam sempre expostos à pregação protestante. O clima no Instituto era protestante em todos