Polinômios
Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ
Matemática 3º Ano – 4º Bimestre/2013
Plano de Trabalho1
POLINÔMIOS
Cursista: José Augusto dos Santos Halfeld – Grupo 2
Tutora: Danubia de Araujo Machado
S u m á r i o
INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 03
DESENVOLVIMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04
AVALIAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
INTRODUÇÃO
Este plano de trabalho tem por objetivo ajudar o aluno a desenvolver um conhecimento efetivo e de significado próprio utilizando os conceitos e aplicações dos polinômios e das equações polinomiais. A apropriação da matemática pelos alunos não pode limitar-se ao conhecimento formal de definições, fórmulas e técnicas, ou até mesmo, de demonstrações. Mas é indispensável que os conhecimentos tenham significado para eles, a partir de questões que lhes são colocadas e que saibam utilizá-las para resolver problemas.
É necessário fazer uma revisão de conteúdos algébricos vistos pelos alunos durante as séries anteriores, para que se faça uma relação desses conteúdos com os polinômios e equações polinomiais.
As dificuldades que alguns alunos encontram em vencer o medo da matemática, nesse caso, a Álgebra em especial, deve ser trabalhada com conteúdos o mais próximos possíveis de sua realidade, com exemplos práticos e de fácil interpretação para que ele consiga vencer as barreiras e conseguir aprofundar seus estudos no futuro.
Devemos também expandir o uso de polinômios, em atividades contextualizadas, onde deve ser explorada a interdisciplinaridade, propiciando aos alunos relacionar a Matemática com outras áreas do conhecimento.
Procurei desenvolver nos alunos atitudes