Polinomios
Os polinômios, a priori, formam um plano conceitual importante na álgebra, entretanto possuem também uma relevante importância na geometria, quando se deseja calcular expressões que envolvem valores desconhecidos.
A definição de polinômio abrange diversas áreas, pois podemos ter polinômios com apenas um termo na expressão algébrica, como por exemplo: 2x, y, 4z, 2, 5, etc. Mas podemos possuir polinômios com uma infinidade de termos. Por exemplo:
P(x) =an xn+a(n-1) x(n-1)+...+a2 x2+a1 x+a0
- Polinômio é uma expressão algébrica com todos os termos semelhantes reduzidos.
- Polinômio é um ou mais monômios separados por operações.
Existem polinômios de apenas um termo, que são chamados de monômios; há outros que possuem dois ou mais termos, são os binômios, trinômios ou generalizados polinômios.
Veja alguns exemplos de polinômios:
► -5xy é monômio, mas também considerado polinômio. Assim podemos dividir os polinômios em monômios (apenas um monômio), binômio (dois monômios) e trinômio (três monômios).
► -5x + 3 é um polinômio e uma expressão algébrica.
Os polinômios são chamados conforme o seu grau. Para identificar o seu grau, basta observar o grau do maior monômio, esse será o grau do polinômio.
Ocorrência de polinômios
Perímetros de figuras planas
Cálculo de distâncias
Cálculo de áreas
Todo monômio é considerado polinômio;
Os monômios integrantes de um polinômio são chamados termos do polinômio;
5x2 → é um polinômio de um único termo (monômio);
2x – y → é um polinômio de dois termos: 2x e - y.
Redução de Polinômios
Em muitos casos nos deparamos com representações polinomiais extensivas que podem ser reduzidas por meio das ideias relativas à adição e/ou subtração de monômios. Para que a redução seja possível é necessária à existência de monômios semelhantes na expressão.
Adição
A adição de polinômios segue os critérios da redução, obedecendo às propriedades dos monômios no que se refere a