História da igreja brasileira
Curso de Teologia
Maick Felipe Itaboraí Couto
HISTORIA DA IGREJA BRASILEIRA
Cachoeiro de Itapemirim – ES
2008
O GÊNESE DA EVANGELIZAÇÃO NO BRASIL:
Protestantes no Brasil Colonial
Nos séculos XVI e XVII, duas regiões do Brasil foram invadidas por nações européias: a França e a Holanda. Muitos dos invasores eram protestantes. O que provocou forte reação dos portugueses numa época em que estava em pleno curso a Contra-Reforma, ou seja, o esforço da Europa católica no sentido de deter e mesmo suprimir o protestantismo. O esforço pela expulsão dos invasores fortaleceu a consciência nacional, mas ao mesmo tempo aumentou o isolamento do Brasil.
França antártica (1555-1567)
Em dezembro de 1555 chegou à baía de Guanabara uma expedição comandada por Nicolas Durand de Villegaignon. O empreendimento contou com o apoio do almirante Gaspard de Coligny (1519-1572), um simpatizante e futuro correligionário dos protestantes franceses (huguenotes).
Inicialmente, Villegaignon se mostrou simpático à Reformo. Escreveu ao reformador João Calvino, em Genebra, na Suíça, pedindo pastores e colonos evangélicos para sua colônia. Uma segunda expedição chegou em 1557, trazendo um pequeno grupo de huguenotes liderados pelos pastores Pierri Richier e Guillaume Chartier. Um dos integrantes da comitiva era o sapateiro Jean de Léry, que mais tarde se tornou pastor e escreveu o livro História de uma viagem à terra do Brasil, publicado em Paris, em 1578. No dia 10 de março de 1557 esse grupo realizou o primeiro culto protestante da história do Brasil e das Américas.
Rapidamente surgiram divergências entre Villegaignon e os calvinistas acerca dos sacramentos e outras questões. O pastor Chartier foi enviado de volta para a França e os colonos protestantes foram expulsos. O navio em que vários deles voltaram para a França começou a apresentar