Fundamentos da Administração
A partir do século XX a administração passou por fases de desenvolvimento de notável inovação;
Administração é o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de numerosos precursores, alguns filósofos, outros físicos, economistas, estadistas e outros até mesmo empresários que, no decorrer dos tempos, foram cada qual no seu campo de atividades, divulgando as suas obras.
A administração moderna utiliza certos conceitos e princípios descobertos e utilizados nas ciências matemáticas (inclusive a estatística), nas ciências humanas, nas ciências físicas, como também no direito, engenharia, etc. A influência de filósofos, como Sócrates, Plantão e Aristóteles, nas tarefas de administração na antiguidade é remarcável. Com o surgimento da filosofia moderna, destacando Bacon e Descartes; A organização eclesiástica da igreja católica influenciou de certa maneira o pensamento administrativo. A organização militar trouxe grande influência para a administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria clássica iria mais adiante assimilar e incorporar; A revolução industrial veio produzir o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico de situações, problemas e variáveis, a partir do qual teria início a teoria clássica da administração;
1. Influência dos Filósofos
1.1. Sócrates
A administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência;
1.2. Platão
Preocupou se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, a república, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
1.3. Aristóteles
Criador da lógica distingue três formas de administração: Monarquia, aristocracia e democracia;
1.4. Francis Bacon
“Separa o que essencial do que é acessório: ‘‘Princípio da prevalência do principal sobre o acessório.”;
1.5. René