Os problemas mais comuns em notebooks
- Acidentes: quedas do equipamento, batidas ou derramamento de líquidos;
- Processo produtivo: solda dos componentes.
Quando há algum acidente com batidas ou quedas do equipamento, pode ocorrer a quebra da tela, vazamento do cristal, queima da lâmpada do backlight ou defeito no inverter, que é responsável pela alimentação da lâmpada. Nestes casos, a tela permanece apagada porém com um monitor externo funciona normalmente. Neste tipo de defeito, a ação tomada geralmente é a substituição da parte danificada.
Quando há derramamento de líquidos, a primeira ação a se tomar é retirar a bateria e desligar da tomada. Se for feito à tempo, há uma grande chance de não danificar o equipamento apenas removendo o líquido/umidade. Caso a ação seja lenta, pode ocorrer curto-circuito nos componentes e o efeito pode ser destrutivo. Nestes casos, uma analise profunda do circuito eletrônico é necessária, com substituição dos componentes queimados.
Os problemas relacionados à solda dos componentes geralmente está ligado à mau contato nas esferas de componentes BGA. Nestes casos, a ação correta a ser tomada é a completa remoção da liga de solda antiga e recolocação de novas esferas (reballing). Caso o chip com mau contato não esteja danificado, a resolução do problema é garantida. O problema maior acontece quando se opera o equipamento com mau contato por períodos muito longos. Neste caso, a alta resistência da solda com mau contato aumenta o aquecimento dos componentes, levando-os à queima.
Entre os sintomas típicos de problema de mau contato em chipsets BGA estão:
Adaptador sem fio não é detectado no Gerenciador de Dispositivos
Não há vídeo na tela do computador nem com monitor externo
O notebook não tem energia, não acendedo nenhum LED
O notebook não carrega o sistema operacional
O indicador de carga da bateria não acende quando a bateria está instalada e o adaptador AC conectado
O