A pesquisa norte-americana
Resumo
Teorias da Comunicação: muitas ou poucas?
Apresentação
Vou aqui reproduzir a minha introdução particular do texto “Teorias da Comunicação: muitas ou poucas ” escrito por Osvaldo J. de Moraes, Luiz C. Martino, Robert T. Craig e Charles R. Berger. O texto trata das relações que a comunicação tem consigo mesma, suas possíveis duvidas, suas práticas, técnicas enfim o seu espaço em um todo.
Uma questão prévia: Existem teorias da comunicacão? (RESUMO)
A comunicação é usada em vários sentidos, como: na conversa, leitura, escrita, fala enfim em cada ação do ser humano. A teoria é uma das formas que a comunicação reproduz inúmeros caminhos, podendo de fato acreditar que as ''crenças'' possam existir. Essa base se deu em uma série de convicções de diversos planos da realidade, há pelos menos quatro décadas.
As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes na comunicação, trazendo assim, outras áreas do conhecimento humano pra essa discussão. A relação entre a pesquisa em comunicação e as transformações são dadas pelas raízes históricas trazidas em seu contexto, definida em sentido amplo, nas suas formas modernas de imprensa de massa, rádio, filme e televisão, refletindo a estreita interdependência entre a teoria social e a realidade social material.
Todo o sistema de signos que permite a comunicação entre os homens ou possibilita que um conjunto complexo se torne inteligível, a função de expressão do pensamento e da comunicação entre os homens, exercida pela palavra ou escrita.
A linguagueme as tecnicas tem uma importante função na teoria da comunicação, tem como base: linguagem áudio; linguagem visual e linguagem escrita.
Áudio é temporal e linear, desfruta unicamente da dimensão do tempo, não é visível no espaço. O registro sonoro permite a conservação de mensagens acústicas, o princípio da escrita é o mesmo. O som desenvolve-se como se fosse uma linha - cada signo sonoro é percebido consecutivamente, um após