Atratividade
|Vanessa Garcia da Cruz | |
|RA: 698602 | |
Atratividade
A arte de atrair e reter talentos
São Paulo
2013
ATRATIVIDADE SOB A ÓTICA DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A arte de atrair e reter talentos
O profissional de RH exerce a cada dia um dos papéis mais estratégicos na organização, que é o de identificar, reter e engajar os colaboradores que contribuem de forma significativa para a competitividade e o sucesso da empresa.
De acordo com Resende (2003), em qualquer ambiente que se viva ou se trabalhe, as pessoas sempre se sobressaem ou se destacam por suas competências e habilidades, reveladas no seu comportamento, manifestação ou atuação. Normalmente essas pessoas são mais realizadoras, empreendedoras, mais voltadas para alcançar objetivos e obter resultados.
Na atualidade as organizações devem valorizar o potencial do colaborador, de forma a promover um ambiente favorável a multiplicação do conhecimento, para que se revele em talento e, quando identificado, ser reconhecido e incentivado a crescer.
Segundo Covey (2005), as empresas atraentes são as que permitem que as pessoas utilizem seu principal talento, que possam conviver com sua paixão e onde sejam reconhecidas por isso, para ele não pode haver só recompensa econômica, é necessário ter os quatro tipos de recompensa: econômica (dinheiro), a mental ( o desafio de pessoas criativamente envolvidas), a social (qualidade de relacionamentos internos, de forma que se sintam parte importante de uma equipe respeitada e reconhecida) e a espiritual ( a compensação intrínseca que surge quando a pessoa serve a bons propósitos e