a pesquisa norte americana
MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria da comunicação: idéias, conceitos e métodos.
A partir da descoberta do "líder de opinião", percebe-se a influência das relações interpessoais na configuração dos "efeitos da comunicação". * agulha hipodérmica: os meios de comunicação têm efeito imediato no público, afetando a mente das pessoas. Público não ofere resistencia. Cinema politico é um exemplo
* usos e gratificações: anos 40, interação passa a ser uma questão de escolha, o foco do estudo passa ser o determinação dessa escolha. Audiência não ingenua. Mídia: canalizadora de informação e fonte de satisfações específicas.
*grupos primários: o grupo primário influencia na recepção do programa direta ou indiretamente.
* o fluxo das 2 etapas: a presença de um líder de opinião facilita a transmissão da mensagem para um grupo. O líder é responsável pela interpretação dos fatos e repassar para os outros. Pessoas tendem a acreditar no líder.
* teoria da cultivação: a imagem que uma pessoa fará da realidade é regida por "indicadores culturais". Longo prazo: quando mais as pessoas veem TV mais elas tendem a acreditar no que acontece nela.
“intervalo do conhecimento: cada pessoa pelo seu grau de escolaridade diferente vai intender o assunto de maneira diferente. Intervalo entre a compreensão da imagem e o conhecimento.
*efeitos da terceira pessoa: acreita-se que as pessoas (não nós) são mais afetados pela mídia;
Os efeitos reais da midia são imaginados em proporção maior do que de fato são. Tendemos a agir conforme achamos. (imagens fortes:políticos)
* agenda setting: os meios de comunicaçao determinam os assuntos discutidos pelas pessoas (temas presentes nesse meio); os temas dessa agenda definem a agenda pública (temas e assuntos presentes nas conversas das pessoas). Não sao a principal preocupação de ninguém, mas estão nas preocupações da maioria.
* a espiral do silêncio: o isolamento da opinião, acaba aumentando uma opinião como pública e