A Pena De Morte No Clamor Da Sociedade
Jorge Cristino e Olimpio Lima da Silva
Sumário
1 - História sobre a pena de morte
2 - O conceito da pena de morte
3 - O fundamento da pena de morte
4 - A pena de morte pelo o mundo
5 - A pena de morte no Brasil
6 - Correntes e favor da pena de morte
7 - Correntes contra a pena de morte
8 - A pena de morte no clamor da sociedade
9 - Conclusão
Introdução
Neste capítulo iremos falar um pouco sobre um tema tão complexo e difícil de chegar a uma formação absoluta de uma Sociedade.
A pena de morte existe desde a existência do homem lá no início dos tempos e, é até hoje, um dos mais polêmicos foros de discussões, por tratar do maior bem do ser humano que é a vida.
Também temos o sentimento que envolve os familiares e amigos de uma vítima como, por exemplo, em um homicídio, mas fica o confronto da razão e da emoção como uma tese subjetiva da sociedade.
Falaremos sobre como surgiu a pena de morte na sua narrativa histórica. Também abordamos conceitos e fundamentos sobre este sistema de pena ainda tão usado em alguns países pelo o mundo.
Falaremos também sobre a pena de morte pelo o mundo e inclusive no Brasil, e o que move uma corrente a favor e outra contra a pena de morte.
Por fim, falaremos da pena de morte como clamor da sociedade e a que conclusões chegamos ao final deste trabalho.
1 - História sobre a pena de morte
O surgimento da pena de morte teve início desde a fundação do mundo, quando houve a criação do homem na face da terra - conforme registra a Bíblia Sagrada no livro de Gênesis no Capítulo 1°. Assim que Deus criou o homem, após serem expulso do jardim do Éden, foi quando houve o primeiro homicídio, quando Caím mata Abel, seu irmão conforme relata a história bíblica.
No Velho Testamento da Bíblia Sagrada, há relatos de vários tipos de crime que foram penalizados de morte, desde o crime de assassinato até mesmo o de fornicação. Não havia proibição contra a pena de morte, mas também e no Antigo Testamento