a origem da antropologia
Docente: Rosinaldo Silva de Souza
Curso: Bacharelado em Direito (1º semestre)
Aluno¨Carlos Victor Almeida da SilveiraO texto tem como objetivo traçar um breve debate em torno do surgimento na ciência antropológica dentro do ramos das demais ciências. A condução do estudo tomou como base os livros: Cultura um conceito antropológico ( 2009) e Antropologia para quem não vai ser antropólogo (2005).
Segundo Santos, (2005), a Antropologia começou a ser fundamentada aproximadamente na segunda metade do século XIX basicamente no mesmo período do surgimento da sociologia, ambas na europa mais precisamente no eixo França, Alemanha e Inglaterra. O fato das duas ciências da sociedade terem surgido na mesma época e no mesmo lugar foi um resultado de intensas mudanças sociais, econômicas e políticas.
Alega ainda que os principais polos do emergente capitalismo industrial do século XIX viviam a chamada modernidade marcada por um rápido desenvolvimento das técnicas trabalhistas principalmente manufateiras junto com graves problemas sociais e revoltas operárias. A revolução industrial era a resposável por esse quadro de mudanças que caracterizavam a europa do século XIX, mudanças não somente físicas e nas questões produtivas mas também no campo das idéias
Destaqua ainda que a Filosofia Política e Filosofia da História (apud BOTTOMORE, 1987, p 16-18) desenvolveram-se juntamente com as grandes revoluções políticas dos séculos XVIII e XIX, resultando em correntes de pensamentos voltados para interpretar essas mudanças que ocorriam nas sociedades e com os indivíduos em sí.
Assegura que com o grande crescimento tecnológico que a europa vinha passando, o sistema capitalista não ficou restrito aos limites continentais e se expandiu junto com colonialismo para as outras partes do mundo. A Antropologia tem sua origem vinculada com a expansão capitalista principalmente através do colonialismo e o imperialismo que aumentavam os domínios das