A Antropologia A Ci Ncia Que Se Dedica Ao Estudo Atrav S Das Origens
No texto de Marilena Chaui vamos observar a história do homem através do tempo bíblico e dramático, pois a história narrada é o drama do afastamento do homem de Deus e da promessa de reconciliação de Deus com o homem.
O tempo cristão é a expressão da vontade divina que o submete a um plano cujos instrumentos de realização são os homens se afastando dele e dele se reaproximando por obra dele.
A cristologia nasce em 02 movimentos:
O ANTIGO TESTAMENTO (AT)
O NOVO TESTEMANETO (NT)
REALIZAÇÃO DA PROMESSA.
O vínculo que unifica Judaísmo e cristianismo é a concepção do tempo. Por ser tempo da queda e da promessa. O tempo é sempre realização da promessa e, por ser profético, está voltado para a esperança no futuro como remissão da falta e reconciliação com Deus.
DESORDEM DO MUNDO
Pouco a pouco, porém, a concepção milenarista retorna até que, no século 12, houve acontecimentos que abalaram a cristandade e por isso não poderia deixar intacta a necessidade de conciliar acontecimento e plano divino. Precisou da conta da desordem no mundo: Islã, cruzadas, cismas eclesiásticas, guerra entre império e papado.
A busca da ordem no mundo teve que enfrentar acontecimentos cujo sentido não estada dado, mas que não podiam escapar à ordem providencial.
No centro da herança Joaquimita encontra-se a ideia de que haverá ainda uma fase final da história, um tempo abençoado ainda por vir.
NOVO MUNDO
No dia 06 de Janeiro de 1492, Fernando e Isabel entram em Granada e recebem das mãos do califa as chaves da Alhambra. Fazem hastear o estandarte real e erguer o crucifixo no mais alto parapeito.
CÁCULOS DO FIM
Em 1500, enquanto Pedro Alvares Cabral se dirige ao que viria ser o Brasil, o Almirante Don Cristobal Colón, ofereceu aos reis católicos o relato de sua terceira viagem, em que assegura ter descoberto a localização do Paraíso Terrestre, graças as indicações dos autores antigos e do