Teoria das Origens- Antropologia
Isabella Scotini Bíscaro 1° Período B
A Origem do Universo e da Terra
A Origem do Universo e da Terra são temas muito discutidos em todo o mundo e já tiveram várias explicações. No passado, a religião e a mitologia eram as únicas fontes de conhecimento. Elas propunham uma visão de como um ou vários deuses produziram este mundo. Há mais de dois mil anos, surgiu o pensamento filosófico, que trouxe novas ideias, modificando e questionando a tradição religiosa. Atualmente, a ciência predomina, e é dessa ciência que muitos esperam obter a resposta sobre a origem do universo.
Teoria Criacionista: Acredita que a humanidade, a vida, a Terra e o universo foram criados por um ser sobrenatural, único e absoluto, denominado Jeová (ou Deus). Um ser perfeito, que existe por si só e não depende da existência do Universo. Acredita também que com seu grande poder criativo, “Deus” criou o Universo em seis dias, e no sétimo dia descansou. No primeiro dia, fez a luz e separou o dia da noite; no segundo dia criou o céu; no terceiro dia criou a terra, o mar, as árvores e as plantas; no quarto dia criou o Sol, a Lua e as estrelas; no quinto dia criou os peixes e as aves, e no sexto dia, fez os animais.
Teoria da Grande Explosão: A teoria do Big Bang (ou Grande Explosão) foi anunciada em 1948 pelo cientista George Gamow e pelo padre e astrônomo Georges Lemaître. Eles afirmavam que o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás, e dessa explosão, gerou-se a energia, o tempo e a matéria que existe em todo o universo. Para eles, após o ocorrido, a temperatura no universo estava altíssima e