fichamento
Em ‘O vôo panorâmico da “aventura antropológica”’Juarez Tadeu de Paula Xavier apresenta o surgimento da antropologia como ciência, conceito, tipos e teorias, demonstrando a necessidade do estudo do homem, da cultura e da sociedade. O texto é estruturado em seções, que esclarecem a origem da antropologia, fontes de informações, métodos de pesquisa e suas correntes teóricas. A antropologia é a ciência centrada no ser humano e suas realizações, no espaço histórico e no eixo do tempo, focada no estudo do homem e nos seus feitos sociais e culturais.
Segundo Laplantine, “só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade”. A antropologia é o estudo do homem por inteiro, em todas as sociedades, em todas as suas dimensões e épocas.
Como ciência, a Antropologia tem suas ramificações: a Antropologia Física e a Antropologia Cultural. A Antropologia Física estuda a natureza do homem, suas origens e evolução, estrutura anatômica, processos fisiológicos e características raciais, antigas e modernas. A Antropologia Cultural é o campo mais amplo dos estudos antropológicos, onde estuda as culturas humanas no tempo e no espaço, seus desdobramentos, suas formas de construção simbólicas e suas representações.
As Teorias Antropológicas construíram seus legados científicos a partir da segunda metade do século XIX. Nessa faixa de tempo, as teorias coincidiram em diversos aspectos metodológicos e conceituais, divergiam e se afastaram em diversos outros pontos e juntaram-se em aspetos pontuais.
Fortemente influenciadas pelos principais centros de elaboração teórica e conceitual – Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha – ampliaram as possibilidades de estudos e interpretações das produções, históricas e contemporâneas dos diversos grupos