Origens e conceitos da antropologia
ANTROPOLOGIA
Trabalho apresentado ao Professor Dr. Geraldo Augusto Locks, da disciplina Antropologia turma 1903N, turno noturno do curso de Matemática.
LAGES/SC
2013
INTRODUÇÃO
Antropologia em toda sua em seu conceito mais amplo, estuda o homem e sua complexidade. A antropologia é a ciência que se preocupa em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, abrangendo todas suas dimensões. Daí a apresentação deste trabalho, sintetizar a definição, o campo, o foco, principalmente o foco na educação, da Antropologia. Dessa forma, entende-se que a Antropologia além, estender seus fios de estudos com o homem, também se estende, á educação, uma premissa importante para a construção da sociedade.
Assim sendo, qualquer que seja a definição de antropologia, antes de tudo, é possível entendê-la como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, ou seja, como uma busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “outro”.
Desse modo, a Antropologia e educação constituem hoje, um campo de confrontação em que a compartimentação do saber atribui á Antropologia como condição de ciência e a educação como condição de prática. Neste aspecto, a Antropologia da educação é em parte, uma Antropologia construtivista.
Em contrapartida, a Antropologia, estuda os pressupostos da educação como ferramentas indispensáveis para a construção dos pilares educacionais, sendo o homem, o principal protagonista deste processo, trazendo como foco as premissas nas quais a educação se sustenta.
Diante dessa exposição, entende-se, que a Antropologia tem forte influência no contexto educacional, porque ela sabe que sua concepção de homem depende de condições particulares, como os dados históricos culturais, que não podem ser compreendidas senão como construção.
Portanto,