A negociacao
Modulo1
Na primeira cena, quando o negociador interpretado por Samuel L. Jackson conversa com Omar, o homem que mantém a garota como refém, está demonstrando a capacidade de lidar com as emoções, pois tenta se mostrar compreensivo sobre a relação de Omar com o cão.
Além disso, estão presentes as três variáveis fundamentais da negociação: tempo, poder e informação.
A variável informação está presente na medida em que sabe o nome do cão e tem em mãos uma lista com outras informações sobre o raptor.
Enquanto isso, consegue mais tempo para negociar, o que é uma estratégia em seu favor. Quando percebe que o raptor, na realidade, não gosta do cão mencionado, e que a informação que tinha não estava, portanto, correta, o negociador age com jogo de cintura e mantém a conversa.
Ainda se tratando de tempo, é possivel perceber a eficacia quanto ao ganho do mesmo quando ele leva o Omar para o quarto e fica relembrando casos da marinha, abrindo espaço para os outros policias conseguirem tirar a menina da casa.
Com isso, obtém mais poder de persuasão e consegue entrar na cena do crime.
- quando os companheiros de equipe do negociador autorizam a invasão ao apartamento, o policial usa a técnica da barganha posicional e propõe a troca da menina pela esposa do negociador.
- também demonstra utilização da inteligência racional e emocional, na medida em que se atém a fatos, mas também tem a preocupação de lidar com o raptor, demonstrando compreensão e identificação com seus problemas.
Modulo2
Quando Omar diz que vai matar a mulher por ter dormido com outra pessoa, o negociador se bota no lugar do outro e nao tenta mostrar para ele que esta errado.
Logo em seguida, ele faz uso da percepção para fazer uma proposta compativel com os valores do Omar. Dizendo que a mulher ja se encontrava no local, angariando assim a entrada dele no estabelecimento, para que pudesse afasta-lo da menina.
Durante quase todo o processo de negociação o