Negociação
15 de Abril de 2013
INTRODUÇÃO
Negociação, uma forma de chegarmos a um objetivo, ou meta decorrente de argumentos, da facilidade no ato de persuadir o oponente. Ou seja, quando queremos que nosso objetivo seja alcançado, temos que estar preparado para os conflitos existentes na negociação e saber quando devo ceder para chegar a um acordo que seja bom para ambas, ou convencer o mesmo que meus argumentos são convincentes.
ETAPA 1
PASSO 1- Ler o texto indicado:
PASSO 2- Conceito de negociação e visão de pelo menos dois autores.
O que é negociação?
É um processo de duas ou mais partes com objetivos diferentes em busca de um acordo que as satisfaça. Um dos primeiros relatos de negociação aconteceu na mitologia judaico-cristã entre Esaú e Jacó. Negociação acontece em várias situações de nosso cotidiano, como por exemplo, o marido com a esposa, filho com a mãe, você e seu chefe e etc. Então podemos dizer que negociação é o ato de discutir um problema com uma ou várias pessoas, em que ambas querem chegar à solução que a favoreça. Negociação é tudo que utilizamos para satisfazer nossas necessidades, ou de forma coletiva, quando alguém mais controla o que desejamos. Para uma boa negociação é preciso conhecimento e ampla informação, ser flexível, paciente, ter postura, credibilidade de maneira a comandar a negociação e principalmente nunca diga não, e sim talvez, pois dessa forma abre-se espaço à solução de ambos os lados, a fim de chegar à melhor maneira de agradar a todos. Todas as situações existenciais importam em negociação, compromissos e objetivos comuns, tendo por base o processo de conversação. Buscar acordo, trabalhar o consenso, conquistar a cooperação são condições para a convivência e a efetiva vida social.
Negociar é uma das artes que a humanidade pratica desde a sua existência. Negociação depende das múltiplas teorias, e que devem ser muito bem aprendidas antes de alguém aventurar-se a negociar.
Acredita-se também que negociação