Sociologia
(1) A relação foi historicamente estabelecida com a evolução industrial, um conjunto diversificado de interesses que teve como embasamento comum a formação social dos indivíduos, essa relação impunha outra visão, a da confirmação das desigualdade social ou a da sua correção e atenuação . Desta forma os alunos não entram na escola sem nenhum tipo de conhecimento, ou com a mente vazia nas quais os professores tenham que preencher coletivamente com educação. Trazem experiências ,atitudes e valores assimilados nas suas famílias ou meio social.
(2) A escola deve favorecer a inserção do aluno no mundo do trabalho sem subordiná-lo aos princípios de organização e controle social no centro econômico. E que a escola também o ajude a adquirir conhecimentos e experiências que lhe abram as portas para o mercado de trabalho.
(3) A relação é que cultura, é a estrutura sob condições psicopedagógicas que se oferece como projeto de instituição escolar. Já o currículo deve incluir os processos de interpretação, discussão e consideração de mudanças, sendo tarefa dos docentes capacitar o individuo para reconhecer situações novas e resolve-las inteligentemente.
(4) Por que é voltado para grupos que dispõe de um capital cultural mais elevado, e que em seqüência tem expectativas de maior impacto diante dos resultado de aprendizagem capazes de responder aos desafios da modernização.
(5) Serve a realidade do quadro social, as utilizam para designar as relações de poder ou as praticas que socialmente contribuem para a formação de crenças e rituais, sendo um sistema de representação coletiva partilhada, neste sentido entende que as ideologias são praticas e processo sociais que estrutura o trabalho escolar diário, as instituições família, igreja e escolas são aparelhos ideológico do estado.
(6) cultura é um conjunto ligado de maneiras de pensar, de sentir e de agir mais ou menos formalizadas, é aprendida e partilhada por diversas