a massa quer luxo
5.1 Definição Tradicional O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma “azienda” que é considerada como um ente qualquer, possuidor de um patrimônio. A Contabilidade, pode ser utilizada para o contole do patrimônio de uma empresa, ou patrimônio de uma pessoa física ou ainda de uma familia ou negócio informal.
O conceito de Patrimônio Líquido, considera uma equação como básica na Contabilidade: (Bens + Direitos ) – (Obrigações ) = Patrimônio Líquido. Quando o resultado da equação é negativo, denominá-se de “ Passivo a Descoberto”.
Ativo é o conjunto de bens e direitos, e Passivo é o conjunto de obrigações. A diferença entre bens/direitos e obrigações ( que consiste no valor líquido do patrimõnio) dá-se o nome de PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
5.2 Proposta Didática de Apresentação do Patrimônio
O patrimônio, portanto é o conjunto de bens, direitos e obrigações, que está apoiada na metáfora da caixa de areia. Por exemplo aquelas caixas que as crianças brincam nas praças públicas. Sendo assim esta é dividida ao meio, obtendo dois lados:
a) O lado esquerdo – representando os bens e direitos componentes do patrimônio; e
b) O lado direito – representando as obrigações componentes do patrimônio, bem como a diferença entre bens/direitos e obrigações.
Metaforicamente, um bem ( ou um direito) pode ser encarado, no patrimônio, como um montinho de areia do lado esquerdo da caixa de areia e , quanto maior for o valor do bem, maior será o tamanho do referido montinho de areia. Assim, pelo contrário, obrigações seriam itens que reduzem o total do patrimônio, logo reduziriam a quantidade de areia existente na caixa.
Por fim, o Patrimônio Líquido corresponde exatamente ao valor que ao final da existência da empresa ( na extinção da pessoa jurídica ) deverá ser entregue aos sócios. Assim , metaforicamente, o Patrimônio Líquido é uma “ obrigação de longuíssimo prazo e exigibilidade muito pequena”. Sendo assim patrimônio é