consumo desejo
Da necessidade ao desejo: o consumo de luxo e a ascensão do querer
Mauricio BARTH 1
Resumo
São as necessidades que sustentam os corpos dos homens e os fazem vivos, entretanto, são os desejos e as vontades que fazem deles seres verdadeiramente intensos – mente, psique e coração. Na contemporaneidade, não importa do que se precisa, mas sim, o que se quer. E o luxo é o querer elevado ao máximo. Este trabalho almeja apresentar uma revisão literária sobre o mercado de luxo, bem como analisar como este vem ganhando espaço e visibilidade na sociedade contemporânea. Para tanto, utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica, buscando, assim, compreender o consumo de luxo enquanto segmentação de mercados e valor de marca. Ao fim do estudo, percebeu-se que a sociedade está em busca de produtos que os diferenciem dos demais e, tratando-se de diferenciação e exclusividade, o luxo está em primeiro lugar.
Palavras-chave: Consumo de Luxo. Moda. Marketing.
Introdução
São as necessidades que sustentam os corpos dos homens e os fazem vivos, entretanto, são os desejos e as vontades que fazem deles seres verdadeiramente intensos – mente, psique e coração. Na contemporaneidade, não importa do que se precisa, mas sim, o que se quer. E o luxo é o querer elevado ao máximo.
Luxo em latim significa ostentação, magnificência, abundância e refinamento.
Porém, é interessante ressaltar que, como não se trata de algo palpável e, sendo assim, não pode ser mensurável, o luxo possui diversas definições, afinal, cada indivíduo pensa de uma maneira única e exclusiva quando se trata deste assunto. Cada pessoa percebe o mundo de um jeito e, quando se trata de um tema como este, as definições podem variar muito. Entre as
1
Especialista em Gestão Estratégica de Marketing - Ênfase em Administração de Vendas; Bacharel em
Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda; e-mail: mauricio@feevale.br.
Ano VI, n. 11 – novembro/2010
2
definições