Mercado de Luxo
O mercado de luxo é um segmento em crescimento na economia mundial que possui grande potencial de crescimento, geração de trabalho e geração de renda. Esse mercado movimenta consideráveis quantias no mundo todo e também aqui no Brasil. Além de atrair profissionais de marketing, dá origem a novos cursos e estudos voltados a esse mercado, como veremos a seguir. É contraditório que num país com tantas desigualdades econômicas e sociais o segmento do luxo esteja chamando tanto a atenção dos profissionais e das pessoas em geral.
Os artigos de luxo têm comportamentos particulares no mercado, as estratégias de marketing se diferenciam das regras do marketing de consumo de massa. Nesse segmento, não raramente, é preciso reinventar ou adaptar conceitos. Nesse artigo analisaremos o consumidor de luxo e suas motivações para adquirirem tais bens, o mercado do luxo, o marketing dos artigos de luxo e o poder que as marcas têm.
O mercado do luxo movimenta 220 bilhões de dólares por ano no mundo. A Grife mais poderosa do segmento de luxo é o grupo LVMH:
“Líder do mundo do luxo, LVMH Moët Hennessy - Louis Vuitton possui um portfolio original com 50 prestigiosas marcas . O grupo atua em cinco setores diferentes: Vinhos & Espumantes
Moda & Objetos de Couro,Perfumes & Cosméticos e Relógios & Jóias. Esse grupo, que reúne marcas famosíssimas, como Louis Vuitton, Givenchy, Kenzo, Dior, Donna Karan, Marc Jacobs e Fendi, fatura 12,5 bilhões de dólares por ano. A loja brasileira da grife Louis Vuitton é a terceira em vendas entre as 320 lojas em todo o mundo.
No Brasil, esse mercado movimenta 2,3 bilhões de dólares por ano, sendo que São Paulo representa 72% dessa quantia. O crescimento anual do mercado de luxo no país tem sido de 35% nos últimos seis anos, e atinge um seleto grupo de 1,8 milhões de pessoas, o que equivale a 1% da população brasileira.
(Fonte: http://veja.abril.com.br/vejasp/especial_luxo)
O mercado de luxo no Brasil está em expansão e está