Blog - o que é luxo para você?
A Bain & Company, em pesquisa, estima que o faturamento global do setor de luxo foi de € 191 bilhões em 2012, 10% maior que o ano anterior, com previsões de crescimento entre 7% a 9% até 2015. A pesquisa afirma ainda que atualmente 30% desse montante é proveniente dos mercados emergentes, fatia que tende a aumentar ao longo dos anos. O Brasil está nesse foco de atenção. Segundo pesquisa da MCF Consultoria e GfK Customer Research Brasil, de 2006 a 2009 o setor apresentou um crescimento acumulado em faturamento de 59,7%. Em 2011, o setor faturou R$ 18,8 bilhões, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Para 2012, a previsão é de crescimento também por volta de 20% no país. Fazer parte desse universo em franca expansão é o que muitas empresas desejam.
O interesse pelo tema também tem acompanhado a evolução do mercado no Brasil. Só de curiosidade, pesquisei aqui no Google Trends a quantidade de buscas pela palavra "LUXO". Desde 2005 só tem aumentado esse tipo de busca! Veja o gráfico.
E quando consideramos pelas regiões do país, a concentração das buscas está no Sudeste, estado de São Paulo, principalmente, e em outras capitais. Parece refletir a configuração do mercado em si, no mínimo curioso, não acham?
Isso também reforça uma opinião geral, de que a palavra luxo se banalizou e é utilizada indiscriminadamente, sem necessariamente relacionar-se ao conceito de luxo original. Todo mundo quer oferecer ao mercado uma oferta luxuosa, o conceito de luxo é atrativo e parece vender mais. Há marcas de produtos de massa que oferecem versões “deluxe”, “premium”, ou que qualificam suas experiências como luxo, apenas como um adjetivo para tornar a oferta mais “especial”. Ainda, marcas de luxo tradicionais, em busca de aumentar suas receitas, também