Gestão de grupos
Escola Superior de Educação de Viseu
Licenciatura Comunicação Social
Gestão de Recursos Humanos
1º Semestre, 2012/2013
Gestão de Grupos
Discentes:
Cátia Franco 1000
Claudia Lucato 9993
Fávia Gouveia 10306
Inês Madureira 10324
Docente:
Paulo Barroso Índice
Introdução 3 O que é um grupo? 4 Tipos de Grupos 4 Formação de grupos 6 Função dos grupos 7 Eficácia dos grupos 8 Vantagens e desvantagens 9 Caso Prático 12 “A Fuga Das Galinhas” 12 F32- Apollo13 (1995) 13 Conclusão 16 Bibliografia 17
Introdução
No presente trabalho é abordada a temática “Gestão de Grupos”.
O trabalho em grupo está presente nas diversas etapas da nossa vida, tanto a nível profissional como social. Neste sentido, optámos por nos concentrar na caracterização dos grupos, na sua distinção face a outros termos que a ele se assemelham e nas teorias que fundamentam a sua origem.
Posteriormente, evidenciámos as funções de grupo, na medida em que a formação dos mesmos tem sempre em vista a satisfação de um aglomerado de objetivos ou necessidades de foro organizacional e individual/pessoal. Também a eficácia de grupo está associada, uma vez que a mesma dependente da forma como o grupo pretende cumprir as sua funções e alcançar os seus propósitos organizacionais e individuais. As vantagens e desvantagens do trabalho de grupo são igualmente analisadas, visto que, estão associadas aos obstáculos com que os grupos se deparam e à forma como estes resolvem os seus problemas.
Por fim, iremos analisar um caso prático, mostrou-se essencial para a complementação e compreensão dos conhecimentos expostos.
O que é um grupo?
Segundo Pichon-Rivière pode-se falar em grupo, quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes, se reúnem em torno de uma tarefa específica.
Num cumprimento de desenvolvimento das tarefas, deixam de ser um amontoado de indivíduos, para cada um assumir-se enquanto