Midias digitais
Do lixo ao luxo
Planejamento Estratégico de Marketing Digital
Rio de Janeiro, dezembro de 2013
1) INTRODUÇÃO
É notável o aumento na procura por produtos sustentáveis em escala global. A partir da Rio92 o tema do impacto ambiental do consumo surgiu como uma questão de política. Ficou cada vez mais claro que estilos de vida diferentes contribuem de forma diferente para a degradação ambiental. O dito consumidor verde foi amplamente definido como aquele que, além da variável qualidade/preço, inclui em seu “poder de escolha”, a variável ambiental, preferindo produtos que não agridam ou sejam percebidos como não-agressivos ao meio ambiente. (PAAVOLA, 2001)
Com base nessa tendência contemporânea, a UZO foi criada para atingir indivíduos com preocupações ambientais. Trata-se de uma empresa de e-commerce cuja missão é transformar produtos que iriam para luxo em objetos de desejo.
Como o objetivo da UZO é vender produtos, quanto mais conhecida a marca, melhor. A publicidade digital mostra-se um meio eficaz e barato para que consumidores em potencial conheçam o que a empresa oferece. Além disso, através de redes sociais e blogs é possível transmitir de forma lúdica os valores que norteiam a empresa.
1.1) A Marca
História: O fundador da empresa herdou sobras de couro da extinta fábrica de sofás de sua família. O destino seria o lixo. Contudo, a partir de soluções inovadoras foi possível aproveitar esse material na produção de carteiras, blocos e acessórios. Assim surge a UZO. Todos os produtos são feitos a partir de matéria reciclada.
Slogan: Do Lixo ao Luxo
Conceito: Artigos personalizados desenvolvidos a partir de produtos reciclados.
Logo:
1.2) Protótipos dos Produtos
Inicialmente serão produzidos cadernos. Mais adiante serão oferecidos acessórios, carteiras, e artigos de decoração com a mesma pegada ecológica.
1.3) Público Alvo
Pessoas de