Segmentação mercedes
Enquadramento Teórico sobre Segmentação
Marketing e mercado são inseparáveis, pois não podem ser analisados individualmente, porque o marketing pretende ir de encontro às necessidades de um grupo de indivíduos, que por sua vez se encontram num mercado.
O facto, de nos mercados, haverem milhares de indivíduos com características e variáveis tão diferentes entre si, faz com que uma empresa para os “atender” terá então dois caminhos a seguir, ou adoptar uma politica de marketing indiferenciado (massas) ou por sua vez seleccionar um público homogéneo, que são semelhantes entre si, e adoptar uma politica de marketing diferenciado (individualizado). A diferença entre estas duas politicas está em distinguir ou não o indivíduo. No marketing indiferenciado, a empresa segue um caminho de quantidade, enquanto que no marketing diferenciado, a empresa olha de uma forma distinta para cada um dos indivíduos, tentando encontrar um grupo homogéneo para ser atendido por si.
O estudo da segmentação aqui é indispensável se a empresa quiser seguir o caminho do marketing diferenciado, pois terá de elaborar um estudo de mercado para encontrar o seu público-alvo.
A segmentação consiste então na identificação dos grupos específicos de clientes que representam necessidades ou desejos de compra diferentes. A segmentação consiste em dividir o mercado global em subconjuntos designados segmentos, devendo cada um destes ser agrupado de forma a incluir indivíduos com necessidades e características homogéneas. É este o sentido de segmentar.
REQUISITOS DE SEGMENTAÇÃO
Para que haja uma correcta segmentação de um determinado mercado, é preciso que se verifiquem três condições: condição de intensificação. Toda e qualquer segmentação deve traduzir-se numa definição e avaliação dos segmentos em termos quantitativos, de forma a permitir o conhecimento do impacto financeiro da estratégia; condição de acessibilidade. A segmentação deve assentar em factores práticos de