A literatura infantil e suas implicações no ambiente escolar.
GRAZIELA GONÇALVES DE MIRANDA
A LITERATURA INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
Belo Horizonte
2013
GRAZIELA GONÇALVES DE MIRANDA
A LITERATURA INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
Trabalho Científico exigido como parte dos requisitos para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia-licenciatura pela Universidade de Uberaba.
Profª.Mônica Aparecida de Oliveira Cruz
BELO HORIZONTE
2013
A LITERATURA INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
RESUMO
Este artigo tem com proposta reconhecer a literatura como fonte de estudo que propicia o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do conhecimento lógico e cultural da criança. Além disso, o ato de ler amplia a visão de mundo e da realidade ao redor, sendo assim deve-se valorizar o papel da literatura infantil na educação. Pois é na infância que os gostos, a criatividade e os valores culturais são formados na criança, e é dever dos pais e educadores fomentarem o desejo da criança pela literatura infantil. Portanto, este texto faz uma breve análise sobre as diversas fases do leitor infantil, o ato de contar histórias e como as metodologias usadas pelos educadores facilita o aprendizado e o hábito da leitura nos alunos.
Palavras chaves: Literatura, Aprendizagem escolar e Métodos didáticos de leitura.
INTRODUÇÃO:
Este artigo tem como meta principal, pesquisar a influência da literatura infantil no crescimento social, cultural e cognitiva de cada criança. A função da educação nos dias de hoje deve pautar na formação de um individuo crítico e atuante na Sociedade, por isto, a escola como um espaço social, deverá buscar meios e divulgar ações que promovam o interesse pela leitura e a escrita. Pois de acordo com Silva (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento.”
Entretanto, apesar da importância que a literatura