projeto de vigas
Base para o projeto de vigas Vigas são estruturas que suportam cargas aplicadas perpendicularmente a seus eixos. Se forem projetadas com base na resistência deverão resistir as tensões de cisalhamento e flexão, onde a tensão de flexão máxima na viga é muito maior do que as tensões localizadas provocadas pela aplicação de cargas na superfície. Para a análise de tensão da viga geralmente despreza os efeitos provocados por cargas distribuídas externas forças concentradas, pois elas criarão tensões adicionais diretamente sob a carga.
Procedimento de análise Determine a força cortante e o momento fletor máximo na viga, obtidos pelos diagramas. Para vigas compostas, esses diagramas são úteis para identificar regiões que podem exigir reforço estrutural ou elementos de fixação.
Tensão normal média Se a viga for longa, exigirá a determinação do seu módulo de resistência á flexão pela formula:
M – é determinado pelo diagrama de momento da viga, e a tensão de flexão admissível, σ adm, é especificada em um código ou um manual do projeto.
O módulo de resistência S, deve ser maior que o módulo de resistência a flexão S req, pois o momento adicional criado pelo peso da viga deve ser considerado.
Tensão de cisalhamento Após selecionar a viga, usa a fórmula do cisalhamento para confirmar se a tensão de cisalhamento admissível não foi ultrapassada. Onde:
V- força de cisalhamento interna;
I – momento de inércia; - largura da área de seção transversal;
Q – Área da seção transversal.
Vigas Fabricadas Seções de aço – denominadas “Perfis laminados”. As propriedades dessas vigas são tabeladas no manual do AMERICAN INSTITUTE of STEEL CONSTRUCTION (AISC) Seções de madeira – a maioria tem seção transversal retangular, por que são fáceis de fabricar e manusear, e suas dimensões nominais (Madeira bruta) e reais (Material acabado), são informados em um manual,