Going Inside
John Frusciante nasceu em 5 de Março de 1970 em Queens, Nova Iorque, mas mudou-se para Los Angeles com doze anos. O pai de John, também chamado John, era pianista que deixou a música para se tornar advogado e posteriormente juiz. Sua mãe, Gabi, era cantora gospel (cuja participação podemos ouvir no coro de "Under the Bridge") tendo deixado a sua carreira para se tornar dona de casa. A família voltou-se a mudar mais tarde, primeiro para Tucson, Arizona e posteriormente para a Flórida. John só voltaria para a California, após o divórcio dos seus pais, tendo ido viver com a mãe em Santa Monica.
Aos sete anos, John começou a aprender guitarra e aos nove já sabia tocar todas as músicas de Jimi Hendrix, fazendo com que fizesse algumas gravações aos catorze anos. Alem de Hendrix, ele tinha influências musicais de Jimmy Page, David Gilmour, Jeff Beck, Frank Zappa, entre outros. Com dezesseis anos, John muda-se para Los Angeles onde pretende seguir carreira de músico. Era hábito praticar quinze horas diárias.
Red Hot Chili Peppers (1988–1992)[editar | editar código-fonte]
John Frusciante viu os Red Hot Chili Peppers pela primeira vez ainda adolescente, tornando-se imediatamente um fã fervoroso. Começou a ver em Hillel Slovak, o guitarrista original da banda , um ídolo, tendo aprendido como tocar guitarra e baixo em todas as músicas dos três primeiros álbuns. Slovak morreu de overdose em 1988 e o baterista Jack Irons deixou a banda devido a problemas relacionados em lidar com a morte de Hillel. O baixista Flea e vocalista Anthony Kiedis decidiram manter-se juntos e continuar com o projeto.
John tinha-se tornado amigo de D. H. Peligro (baterista dos Dead Kennedys)e do Leo M.Y. Dirt Balls em 1988, e eram comum praticarem em conjunto. Um dia, Peligro convida Flea para ir tocar com eles e a química entre os dois futuros companheiros surgiu de forma imediata. Flea ficou impressionado com o talento de John e uma vez que a banda estava a