Literatura infantil
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: LITERATURA INFANTIL
PROFESSORES: Marta Chaves Regina Mesti
Pólo: Astorga
PRIMEIRA AVALIAÇÃO - LITERATURA INFANTIL
Capítulo 4
Questão 1: O texto apresenta um recurso didático-pedagógico contribuinte em atividades de leitura e contação de histórias na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Quais as implicações pedagógicas do uso desse recurso no trabalho docente na Educação Infantil, especialmente para a valorização da Literatura Infantil na rotina educativa com crianças pequenas?
As implicações pedagógicas devem ser bem organizadas, planejadas de modo que contribua na aprendizagem da criança no uso de capacidades humanas e em experiências, que se apropriam do conhecimento por meio de leituras e nas relações entre a criança e o professor e entre seus colegas.
Durante a infância, os livros de literatura tornam-se suporte para as aprendizagens essenciais ao desenvolvimento cultural, da inteligência, da personalidade humana valorizando assim a literatura infantil na educação infantil.
Capítulo 5
Questão 1: Escolha um livro de literatura adequado à faixa etária das crianças de sua turma.
Questão 2: Leia-o com atenção e estude-o, destacando os principais elementos da narrativa: enredo, personagens, espaço e tempo.
Livro:
O menino que aprendeu a ver. Autora: Ruth Rocha Faixa etária: de 7 a 8 anos.
Enredo:
Um garoto curioso que ao ir a escola começou a aprender s letras e a descobrir um mundo diferente, ele enxergava as letras, em todos os lugares nas ruas, nos ônibus, nas placas e nas fachadas e ele ficou muito intrigado até que compreendeu que estava aprendendo a ler de como ele mesmo disse... “eu já sei ver”...
Personagens:
Joãozinho, mamãe e papai do Joãozinho e sua professora.
Espaço: