Resumo iniciação científica
Arte e Ciência
O conhecimento humano pode ser associado à história da humanidade, pois os valores adotados por uma sociedade influenciou os saberes e juízos da época. Descartes propos a divisão do conhecimento humano em quarto conceitos básicos: evidência, divisão, ordem e enumeração.
O primeiro conceito relaciona a clareza/evidencia ao entedimento humano, pois aquilo que é verdadeiro é evidente. Além disso, Descartes dizia que para que o pensamento torna-se claro e de bom entendimento, era necessário fazer subdivisões, separar em questões mais simples o complexo. Para o pensador, tudo deve ser ordenado para que o homem não pense em coisas separadas e sim em relações.
O cartesianismo buscou explicar as coisas de forma racional., buscando entender tudo Segundo um mesmo critério, a partir de um mesmo método. O que está além da razão não pode ser relacionado com as ideias cartesianas.
O espírito cientifico não foi despertado apenas por Descartes, mas este destacou-se pela clareza e detalhamento de suas ideias. Bacon, Galileu e Isaac Newton também foram nomes que se destacaram no desenvolvimento da ciência.
A ciência atual parte do principio de que as coisas devem ser divididas, subdivididas, enumeradas, classificadas e enquadradas na linguagem matematica. A física pode ser um bom exemplo para demonstrar a necessidade de atualização do conhecimento, pois esta procura especializações e detalhamentos físicos de fenômenos, de modo que modifica o pensamento científico (ex: novos paradigmas relacionados à natureza atômica e subatômica).
Durante o séc XX houveram mudanças nos pensamentos filosófico, estético, ideológico e politico, devido ao movimento modernista. O Modernismo buscou romper com o pensamento clássico e com os padrões estéticos da arte. A ciência e a arte se complementam porem divergem no sentido de que a ciência possui explicação de caráter mais geral, enquanto a arte é particular.
Intuição, Intelecto e