A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
AGRADECIMENTOS
O autor agradece ao Prof. Dr. Francisco, Coordenador Geral de Pesquisa, pela concessão dos livros de resumos dos Seminários e aos funcionários do Centro de Ciências da Educação, pelos dados sobre a titulação dos professores.
RESUMO
O objetivo deste trabalho é avaliar a iniciação científica no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí, tendo como parâmetro o Seminário de Iniciação Científica da mesma universidade. Essa avaliação tem, entre as suas finalidades, o propósito de incentivar a comunidade do CCE a continuar a produzir pesquisa, mesmo com poucos recursos e estrutura física precária, além de fornecer dados para que professores e alunos, juntos, consigam romper os obstáculos que existem rumo à conquista de novas bolsas das agências de fomento à pesquisa. Os resultados revelam que, a contribuição do Centro como um todo ainda é pouco visível e significativa. O Departamento de Fundamentos da Educação contribui, em média, com 27% e o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino participa com 25% do total dos trabalhos apresentados pelo Centro de Ciências da Educação. Verificou-se que o reduzido número de professores com o título de doutor pode ser um dos fatores que explica o pequeno número de trabalhos do Centro nos Seminários, uma vez que essa é a titulação mínima exigida pelas agências de fomento à pesquisa que fornecem bolsas para alunos de iniciação científica. O ponto mais importante a destacar é que o objetivo da Iniciação Científica é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, bem como contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
HISTÓRICO
O Programa de Iniciação Científica foi institucionalizado na Universidade Federal do Piauí - UFPI no início de outubro de 1991, através da Resolução nº 041/91, com o objetivo de fomentar o envolvimento de