Relatório de trabalho de campo - sete cidades
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA
LARISA DE MOURA FONTES
SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO LAGARTO
PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES- PI
Relatório de trabalho de campo apresentado ao curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella, sob a orientação dos professores M. Conceição S. M. Lage e Luís Carlos D. Cavalcante, como parte da exigência da disciplina Prática de Conservação de Arte Rupestre, através de aula de campo realizada de 12 a 15 de novembro de 2012 no PARNA Sete Cidades.
TERESINA – PI
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA
Relatório de Prática de Conservação em Arqueologia
TERESINA – PI
2012
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante a aula de campo realizada de 12 a 15 de novembro de 2012 no Parque Nacional de Sete Cidades pelos alunos do sétimo período do curso de Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí. Tais atividades foram devidamente acompanhadas pela disciplina Prática de Conservação, ministrada pelos professores Conceição Lage e Luís Carlos e se destinam a abordar as observações técnicas utilizadas pelo arqueólogo, correlacionando a teoria com a prática por meio de uma leitura da realidade de cada trabalho de campo, bem como das demandas institucionais. Trata-se de um relatório que traz em seu bojo as dimensões reais do trabalho arqueológico, uma vez que a prática de campo proporciona trabalhar as características técnico-operativas da profissão, em que é evidenciada a atuação do arqueólogo junto à realidade posta em seu cotidiano.
A prática de campo visa fortalecer a relação teoria/prática baseada no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida