vivencia cristâ
Sumário
FUNDAÇÃO DA TEOLOGIA 1
TÓPICO 1 – OS CAMINHOS DA TEOLOGIA 1
INTRODUÇÃO 1
TÓPICO 2 – QUEM É O TEOLOGO 3
INTRODUÇÃO 3
TÓPICO 3 – O PAPEL DO TEÓLOGO 4
INTRODUÇÃO 4
FUNDAÇÃO DA TEOLOGIA
TÓPICO 1 – OS CAMINHOS DA TEOLOGIA
INTRODUÇÃO
Toda teologia, quer queira, quer não, se organiza ao redor de dois olhos: o olho de fé e o olho da realidade histórico-social
2 A TAREFA FUNDAMENTAL
É tarefa fundamental, da teologia, estabelecer uma sintonia entre a mensagem da salvação e os problemas humanos de determinado momento histórico e ambiente cultural. Aprofundar a inteligência da Fe para que os homens possam vivê-la na prática.
3 OS CAMINHOS DA TEOLOGIA
Para entendermos a função dessa teologia, precisamos entender primeiro que nem toda teologia tem formato acadêmico. A teologia circula também por ambientes não acadêmicos e se expressa livremente entre religiosos leigos, pessoas comuns, que muitas vezes não são sequer participantes de uma igreja. Ela está na boca de todas as pessoas.
A teologia vai além dos limites impostos por paredes de escolas e igrejas, ela influencia diretamente no comportamento (atitudes e palavras) das pessoas, nas ruas, nas casas, nas telas dos cinemas, nas peças de teatro, nos mais diferentes lugares, bem como na literatura.
Essas tendências formam o pano de fundo das chamadas Teologia Pastoral e Teologia Popular.
4 A TEOLOGIA PASTORAL E A TEOLOGIA POPULAR
A teologia pastoral visa o cuidado com o fiel da igreja. Possui um caráter pratico, pois objetiva dar suporte espiritual àqueles que se consideram religiosos. A teologia popular tem por fim proporcionar, ao fiel, condições para compreender os textos sagrados e seus diversos contextos para vida cotidiana, sem a necessidade de maiores aprofundamentos no assunto.
5 A TEOLOGIA E VIDA CRISTÃ
Toda teologia que seja verdadeira precisa ser útil à vida cristã. O teólogo não pode