A linguística em negociação
I. Resumo sobre a Lingüística na Mesa de Negociação
Atualmente os programas de treinamentos Gerenciais contemplam o tema negociação, uma vez que ficou claro, que o sucesso dos negócios está diretamente relacionado à maior ou menor habilidade interpessoal dos seus negociadores. Outrossim, ressaltamos que é muito importante que a Empresa descubra e utilize a ciência da linguagem em consonância com os seus atores sociais com os perfis e características que agreguem valores aos seus produtos e aos interesses da organização. Afinal, a negociação é um exercício de concessões, que muitas vezes resolve impasses, previne conflitos e estabelece um clima saudável para uma parceria eficaz.
II. Comente: “Os papéis interacionais em jogo e sua relação com a produção de texto” O nosso grupo entende que é extremamente importante como se redige um documento. As palavras devem ter o peso e a sensibilidade para atingir o interlocutor para àquilo que se está buscando na negociação, uma vez que não devemos utilizar uma linguagem informal para que não venhamos causar danos na imagem, nos valores e crenças das partes envolvidas. Por fim, ressaltamos que a linguagem a ser utilizada deverá transmitir confiabilidade, respeito e segurança para o sucesso da negociação.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Grupo: Michele Porciúncula, Michele Maia e Evelyn Galiett Turno: Noite Período: 1º (2009/2º)
FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE Comunicação Empresarial Profº Reginaldo
III. Comente: “A possibilidade de o lingüista oferecer contribuição em espaços extramuros acadêmicos” O grupo concorda com a assertiva, uma vez que o lingüista deve possuir skills que atendam aos objetivos e interesses envolvidos na negociação. Como por exemplo, se preocupar com o meio pelo qual estará utilizando as ferramentas a serem disponibilizadas na negociação (mala direta, internet, revistas especializadas, jornais, pesquisas, dentre outros),