6.663666

3431 palavras 14 páginas
OLIVEIRA, S. B. interação sob a perspectiva do professor de língua inglesa. In: Memento: Revista de Linguagem, Cultura e Discurso. Universidade Vale do Rio Verde. Minas Gerais. ISSN 1807-9717. Ano 1. N. 2. julho a dezembro de 2009.

INTERAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA

Shirlene Bemfica de Oliveira
UFMG
IFMG

Abstract: This study aims at discussing the concept of interaction and its relevance for English teaching and learning. It investigates if personal teachers’ concepts are equivalent to the ones proposed by Applied Linguistic scholars. Based on questionnaire answers, the results point to a conflict between theory and teachers’ concepts.

1. Introdução Compreendemos a sala de aula de língua inglesa, objeto da pesquisa ora proposta, como um espaço para a comunicação, ou seja, que se constitui como um contexto interacional. Por essa razão, é central o envolvimento de todos os participantes desse contexto (alunos e professores) de forma que eles negociem os significados na LI e saibam como utilizá-la com um objetivo comunicativo e social. Para promover a comunicação e a negociação de sentido, há uma preocupação do professor em fazer um trabalho diversificado de forma a aumentar as oportunidades de os alunos interagirem. Nestas aulas, há uma ênfase na aprendizagem através da veiculação da língua alvo, o uso de materiais autênticos dando aos alunos a oportunidade de focalizarem não só a língua, mas também o próprio processo de aprendizagem. Mas que conceitos de interação são formulados pelos professores que estão atuando no mercado? Os conceitos pessoais destes professores são equivalentes aos postulados pelas teorias de Lingüística Aplicada? Por que estes professores acreditam que a interação é um fator relevante para a aprendizagem de uma língua estrangeira? O objetivo deste trabalho é verificar se os conceitos de interação subjacentes às práticas destes professores são coerentes aos conceitos teóricos postulados pela área

Relacionados