Leitura e os sentidos dos textos
SERVIÇO SOCIAL
1ª SÉRIE
ATPS LEITURA E OS SENTIDOS DE TEXTOS
Alunas: Ana Cristina Vieira Gomes - RA 4573909566 Laudinéia Bellincanta - RA 4573894195 Selma - RA 4300064067
Professor Dr. Luiz Roberto Wagner
Limeira,12 de junho de 2012
Concepção da Leitura
Navegaremos no mundo da leitura e interpretação, e a importância da leitura.
O que é ler! Para que ler!Como ler!Evidentemente, as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais levarão uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote. A leitura é o meio pelo qual adquirimos informações e a desenvolvemos reflexões críticas sobre a realidade.
Sobre essa questão, koch (2002) afirma que á concepção de língua como representação do pensamento corresponde á de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. Trata-se de um sujeito visto como um ego que constrói uma representação mental e deseja que esta seja ''captada'' pelo interlocutor da maneira como foi mentalizada. A leitura, assim, é entendida como a atividade de captação das ideias do autor. Consequentemente, a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que "tudo está dito no dito".
Se, na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor nesta concepção, cabe-lhe o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto. Em ambas, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.
A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificação letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção,