LEITURA ,TEXTO E SENTIDO
Concepção de leitura , a importância da leitura em nossa vida ,a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens ,sobre o papel da escola na formação de leitores competentes, como o que ,concordamos prontamente.
Foco no autor nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito, como senhor absoluto de suas ações.
A leitura , assim, é entendida como a atividade de captaçãodas idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Foco no texto ,a concepção de língua como estrutura corresponde a de sujeito determinado, "assujeitado "pelo sistema , caracterizado por uma espécie de "não consciência". Nessa concepção de língua como código, portanto comomero instrumento de comunicação e de sujeito, como (pré) determinado pelo sistema ,o texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte ,bastando a este, para tanto o conhecimentoao código utilizado.
A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto ,em sua linearidade ,uma vez que "tudo está dito no dito ".
Foco na interação autor-texto-leitor diferentemente das concepções anteriores ,na concepção interacional (dialógica )da língua, os sujeitos são vistos como atores construtores sociais ,sujeitos ativos que (dialogicamente ), se constrói e são construídos no texto. Desse modo, há lugar no texto para toda uma gama de implícitos, aos mais variados tipos, somente detectáveis ,quando se tem como pano de fundo ,o contexto sociocognativo.
A interação : autor-texto-leitor, nas considerações anteriores ,explicitamos a concepção de leitura como uma atividade de produção de sentido. A leitura é o processo ,no qual, o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir dos seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor de tudo o que sabe sobre a linguagem e etc.
Estratégias de